Tendinite glútea

TENDINITE GLÚTEA

Tendinite é um processo patológico normalmente causado por um aumento na demanda do tendão. Tendinite, tendinopatia e ruptura dos tendões dos músculos glúteos são causas de dor no quadril, sendo com frequência associadas a bursite trocantérica.

Na tendinite do músculo glúteo médio a dor se localiza na região do quadril  podendo irradiar pela face lateral da perna. Uma outra queixa frequente é a dor quando deita-se de lado, que piora ao ficar muito tempo em pé, ao subir e descer escadas, ao caminhar ou correr. É comum ser confundido com uma dor causada pela compressão do nervo ciático.

A tendinite de glúteo é uma inflamação e um consequente desgaste e degeneração do tendão do músculo.

Quais são as causas?

O motivo principal para o desenvolvimento e a evolução da tendinite do glúteo é uma sobrecarga sobre o tendão que desencadeia sua degeneração e pode inclusive, ocasionar o rompimento do mesmo. Alguns fatores que contribuem para o problema são:

• Desgaste do tendão devido ao processo de envelhecimento
  • Condições anatômicas específicas
  • Traumas locais
  • Realização de exercícios de maneira incorreta
  • Falta de fortalecimento muscular
  • Sedentarismo
  • Sobrepeso

O diagnóstico da tendinite do glúteo constitui-se principalmente em identificar as características da dor, local, intensidade, duração e frequência. Também verificar a capacidade física, ainda presente na área afetada pelo desgaste. Portanto, o médico realiza durante a consulta exames físicos e coleta informações sobre hábitos e histórico do paciente, além de pedir exames de imagem. Com as informações coletadas sobre a condição do paciente, o ortopedista consegue definir qual o tratamento mais indicado.