Artrose de quadril

ARTROSE DE QUADRIL

Em termos genéricos, a artrose de quadril nada mais é do que o desgaste ou a perda da cartilagem da articulação. O desgaste da cartilagem leva ao atrito direto sobre o osso e ao longo da progressão da doença, por ser muito inervado, este passa a ser uma importante fonte de dor. No início do processo, ocorre desorganização da estrutura de colágeno e a cartilagem sofre afilamento ou algumas irregularidades, mas ela ainda está presente recobrindo o osso.

Na maioria das vezes acontece com pacientes idosos, em geral não se tem uma causa exata da sua origem. História familiar e antecedentes genéticos podem estar associados a estas causas.

O principal sintoma é a dor localizada no quadril, de caráter contínuo e início insidioso, que em geral, é referida ao longo da face interna da coxa e do joelho. A dor aumenta com a carga, com a movimentação do quadril, com atividades de impacto (correr, saltar, pular). O frio e a noite podem intensificá-la.

Dentre os sintomas também estão:

• Dificuldade de cortar as unhas dos pés, calçar meias, amarrar o sapato ou levantar da cadeira, cama ou sofá que sejam mais baixos;
  • Andar mancando;
  • Sensação de dormência ou formigamento nas pernas;
  • A dor pode ir do quadril até o joelho na parte interna da perna, entre outros.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito por meio de história clínica e exame físico detalhados. No exame físico a amplitude de movimento do quadril e força muscular são avaliados de rotina. Na hipótese de comprometimento da articulação do quadril, exames de imagem são solicitados para que a causa da dor no quadril seja determinada e o diagnóstico concluído.

As radiografias são indispensáveis para o diagnóstico e classificação da artrose, pois isso guiará o tratamento. Outros exames, como Ressonância Magnética, só estão indicados em casos específicos, quando há suspeita de lesão do lábio acetabular, impacto femoroacetabular ou necrose óssea.

TIPOS DE PRÓTESE

Nos últimos 20 anos houve uma importante evolução dos materiais utilizados nas artroplastias, sobretudo no que diz respeito à resistência ao desgaste. Mas não existe apenas um fator que contribui para a boa evolução do paciente. A escolha de uma prótese adequada, uma boa indicação da cirurgia e boa colocação dos implantes são alguns dos fatores que contribuem para que os resultados da artroplastia sejam mantidos por longo tempo.
Além disso, a idade, o tamanho e o nível de atividade física dos pacientes são fatores que não podem ser desconsiderados no momento da escolha da prótese.

COMO É A PRÓTESE?

Consiste em uma estrutura artificial com composição anatômica e funcional similar á articulação verdadeira. Assim como em uma articulação normal, a prótese total do quadril é formada por dois componentes básicos: componente femoral (um cabeça esférica e uma haste implantada no corpo do fêmur) e componente acetabular (uma cúpula implantada na bacia).
Atualmente existem muitos tipos de próteses de quadril e estas podem variar quanto ao tamanho, modelo, tipo de material e meio de fixação no osso.
Para que funcione adequadamente os componentes da prótese devem estar bem fixados nos ossos da pelve e fêmur e isso é garantido basicamente de duas formas: Fixação com cimento e fixação sem cimento.
A primeira técnica envolve o uso de cimento ortopédico, que funciona como uma argamassa que ocupa o espaço entre o osso e o implante e assim promove fixação entre eles. A segunda técnica não usa cimento e a fixação é garantida através do crescimento de osso do paciente para dentro de poros existentes na superfície dos implantes.