Artroplastia total quadril

Artroplastia total de quadril: Também conhecida como prótese total, artroplastia é a cirurgia que substitui uma articulação, danificada ou fraturada, por uma prótese com o formato o mais próximo possível da anatomia original das estruturas ósseas.

Antes de tudo devemos entender que o quadril é uma articulação formada pelo encontro de duas peças ósseas: a cabeça do fêmur e o acetábulo (parte da bacia).

Podemos dividir as próteses em parciais, que é a substituição apenas do componente femoral, ou totais que são substituição do componente femoral e acetabular. Na ocorrência de doença no quadril, seja ela mecânica, metabólica ou mista, que leve a incapacidade da articulação de realizar as atividades diárias, por dor, desde que não haja tratamento menos invasivo efetivo, é autorizada a artroplastia total do quadril.

Quando é indicada a cirurgia?

A maior razão que leva um paciente à operação de prótese de quadril é a dor. Geralmente ocorre quando o quadril tem alguma doença que levou ao desgaste da cartilagem articular. Quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado, esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida.

A artroplastia do quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas de toda a medicina moderna e tem evoluído continuamente nos últimos anos, com avanços tanto dos materiais quanto das técnicas cirúrgicas.

A prótese pode durar mais de 10 anos, onde sua duração depende de como se usa a nova articulação. O excesso de peso, muita atividade pesada pode apressar a soltura, o que muitas vezes requer uma operação para troca das próteses. Essa reconstrução é realizada através de uma operação que será realizada conforme as necessidades do indivíduo.

Realizar um bom tratamento fisioterapêutico no pós-operatório é importante para a recuperação total do paciente, desta forma, podemos então concluir que a Fisioterapia também é de grande importância para o tratamento.