Impacto femoroacetabular

IMPACTO FEMOROACETABULAR

O impacto femoroacetabular é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril.

O encaixe do fêmur nos ossos da bacia é feito em uma área chamada de acetábulo. Normalmente, para que os ossos não entrem em contato direto e venham a se desgastar, a região é revestida por cartilagens. Tanto o colo do fêmur (conhecido popularmente como a cabeça do fêmur) quanto o próprio acetábulo (o encaixe) possuem essa proteção.

O início do problema pode ser gradual ou associado a um episódio agudo de dor. A dor em geral é maior durante a atividade física, gestos esportivos repetitivos ou determinados períodos em que o paciente fica em determinadas posições.

Tratamentos:

O médico ortopedista pode recomendar primeiro simplesmente mudar a rotina diária e evitar atividades que causam sintomas.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides. Medicamentos como o ibuprofeno podem ser fornecidos em forma de prescrição para ajudar a reduzir a dor e a inflamação.

Exercícios específicos podem melhorar a amplitude de movimento do quadril e fortalecer os músculos que sustentam a articulação. Isso pode aliviar o estresse no labrum ou cartilagem lesionado.

Se os testes mostrarem danos nas articulações causados ​​pelo problema e a dor não for aliviada por tratamento não cirúrgico, poderá ser indicada alguma cirurgia.

A fisioterapia é muito importante no pós-cirúrgico da síndrome do impacto femoroacetabular. Nela, os pacientes realizam um trabalho de fortalecimento progressivo dos músculos que estabilizam a articulação do quadril, especialmente os glúteos. Evitam, assim, que a dor no quadril apareça durante a recuperação.