Medicina Esportiva

TRIATHLON

O Triathlon é um esporte da junção de outros três: natação, ciclismo e corrida. Atualmente, é possível dizer que o triathlon ganhou bastante popularidade aqui no Brasil. Realizado em ambientes abertos, é disputado em mares ou lagos, ruas e avenidas, sempre com grande afluência de público, atraído pela grande competitividade e emoção da modalidade. Antes ninguém imaginava o que era o triathlon, hoje em dia tem algumas provas que são até televisionadas.
Deve-se tomar alguns cuidados para começar a sua prática, como iniciar o treino de apenas uma modalidade por dia e fazer o treino com intensidade moderada. Sempre deixar um dia por semana como descanso para o corpo. Lembre-se de que o seu corpo precisa de energia para cumprir os treinos, e que por isso, alimentação adequada e oito horas de sono são fundamentais para um bom rendimento.

A rotina mais puxada de treinos exige cuidado redobrado com a alimentação. É mais importante que nunca ter ao seu lado um bom nutricionista esportivo. A falta de intervalo entre os treinos reduz o tempo que o organismo tem para recuperar o glicogênio muscular. É aí que entra a reposição de carboidratos e proteínas após a prática da atividade física.
O triathlon pode ser praticado por homens ou mulheres e exige boa preparação física. É uma prova de resistência na qual os esportistas precisam realizar um treinamento específico para superar. Os treinamentos contam com exercícios na academia, sessões de fisioterapia e uma correta distribuição das sessões de treinamento das três especialidades.
É recomendado também procurar ajuda de médico profissional para realizar um check-up antes de iniciar a prática esportiva. Ter a certeza de não possuir nenhuma doença e que o corpo está bem é fundamental para que nada dê errado. Assim será possível treinar sem lesões, aproveitando todos os benefícios proporcionados pelo esporte.