Osteocondromatose sinovial

OSTEOCONDROMATOSE SINOVIAL

Osteocondromatose sinovial é uma afecção benigna caracterizada por proliferação e metaplasia sinovial, com formação de nódulos cartilaginosos ou osteocartilaginosos no interior de uma articulação, bursa ou bainha tendinosa. Esta doença pode ser identificada por radiografia, ultrassom ou ressonância magnética, apresentando aspectos característicos em cada um destes métodos.
Apesar de qualquer pessoa poder desenvolver o quadro, isso é mais comum em pessoas com artrite reumatoide e artrite reumatoide juvenil, pessoas que trabalham com movimentos muito repetitivos e os praticantes de esportes que treinam mais de 1 hora por dia, por mais de 5 dias por semana.

Tratamento:

O tratamento envolve o uso de medicações anti-inflamatória durante os períodos de crise. Pode haver necessidade de tratamento cirúrgico, com intenção de remover os corpos livres e de retirar parte da sinóvia (tecido) inflamada (sinovectomia parcial). Usualmente esse tratamento é realizado por artroscopia, cirurgia menos invasiva que as tradicionais “abertas”.
Para complementar deve-se fazer sessões de fisioterapia, tomar medicamentos anti-inflamatórios e usar pomadas anti-inflamatórias. Nos casos mais graves, pode-se recorrer a uma cirurgia, para a retirada de parte do tecido sinovial.
O médico ortopedista poderá indicar para o tratamento, remédios, compressas geladas, fisioterapia, punção e aplicação de corticoides.