Necrose avascular da cabeça do fêmur

NECROSE AVASCULAR DA CABEÇA DO FÊMUR

A Necrose Avascular é a morte do tecido ósseo devido a falta de suprimento sanguíneo. Também chamado de osteonecrose, pode levar a pequenas quebras na estrutura trabecular e eventual colapso do osso. As fraturas do colo do fêmur e os deslocamentos da articulação do quadril, podem interromper o fluxo sanguíneo para alguma área da cabeça do fêmur.

Avascular da cabeça femoral, a necrose da cabeça do fêmur afeta primariamente adultos jovens, entre os 20 e 50 anos. Na maioria dos casos, de 60 a 80%, o envolvimento acontece dos dois lados do quadril.

Embora possa ocorrer em qualquer osso, a osteonecrose afeta muito frequentemente o quadril, mas especificamente a cabeça do fêmur. Mais de 20.000 pessoas a cada ano entram em hospitais para o tratamento da osteonecrose do quadril. Em muitos casos, ambos os quadris são afetados pela doença.

Qual o tratamento?

A determinação da fase da doença é importante para a escolha do tratamento adequado. O tratamento não cirúrgico com analgésicos e retirada de carga, é indicado no início da doença por alguns médicos. Entretanto, o resultado não é bom e a doença tende a evoluir. Existem diversas modalidades de tratamento cirúrgico para a doença. Entre eles podemos citar a Descompressão (realização de furos na região da necrose), enxertos ósseos utilizando o osso ilíaco ou enxerto vascularizado de fíbula (com técnicas de microcirurgia), Hemiartroplastia ou Artroplastia de Resurfacing e a artroplastia total do quadril. De todas as cirurgias citadas a única que é considerada curativa e que, portanto, traz resultados extremamente satisfatórios é a artroplastia total do quadril.

Fatores de risco:

• Uso de corticoides;
  • Alcoolismo e Tabagismo;
  • Lesões Pós-Traumáticas, como fraturas e luxações do quadril;
  • Doenças Hematológicas, como Anemia Falciforme;
  • Outras doenças, como Doença de Gaucher, Lúpus, Doença do mergulhador, doenças reumatológicas, HIV, entre outras.