Bursite Trocantérica

BURSITE TROCANTÉRICA

A bursite no quadril é um problema que afeta uma grande parcela de pessoas sedentárias ou que permanecem sentadas por muito tempo. No entanto, também pode atingir corredores e praticantes de atividades com movimentos repetitivos do quadril.

No quadril, as bursas mais comumente afetadas são aquelas localizadas ao redor do trocânter maior do fêmur, chamadas bursas trocantéricas, e neste caso, o termo empregado é bursite trocantérica.

A bursite trocantérica do quadril é uma lesão muito frequente em esportistas, principalmente entre mulheres entre 35 a 60 anos de idade. O esporte mais ligado à lesão é, disparadamente, a corrida de rua.

Dentre alguns fatores de riscos também estão:

• Encurtamento da fáscia lata;
  • Encurtamento do tendão do músculo glúteo máximo;
  • Fraqueza do músculo glúteo médio;
  • Diferença de comprimento entre os membros inferiores;
  • Doença pré-existente da coluna vertebral: artrose, escoliose, hiperlordose.

Este problema pode ser causado por doenças, fraqueza muscular ou exercício físico intenso que pode provocar sobrecarga nestas estruturas. O tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios, realização de fisioterapia e em casos mais graves pode ser necessário recorrer a cirurgia.

O diagnóstico é feito mediante avaliação física, em que o médico avalia a sensibilidade na região, analisa os sintomas descritos pela pessoa e realiza testes de força dos músculos relacionados com essa região. A avaliação pode tornar-se dolorosa porque durante a execução ocorre tensionamento dos tendões e compressão das bursas inflamadas.