Fratura do colo do fêmur

FRATURA DO COLO DO FÊMUR

O número de fraturas do quadril e cirurgias para estas fraturas teve um aumento significativo nos últimos anos. Acomete principalmente a população de idade mais avançada. As mulheres sofrem três vezes mais que os homens. A maior parte das fraturas são causadas pela queda da própria altura, ou por acidente automobilístico e também por causa da redução da formação óssea causada principalmente pela menor produção de hormônios. Com ossos mais fracos, os idosos têm risco aumentado de fraturas na coluna, punhos e quadris, eles são o principal grupo de risco, pois além de terem uma maior taxa de osteoporose, a incidência de quedas é muito maior nesta faixa etária.

Alguns outros fatores que contribuem para essa causa são:

• Uso de medicamentos que enfraquecem os ossos e que favorecem o aparecimento da osteoporose.
  • Uso de drogas que causam sonolência, que baixam a pressão arterial ou que diminuem os reflexos, causando as quedas.
  • Sedentarismo, deixando os ossos e a musculatura mais fracos.
  • Falta de vitamina D.
  • Tabagismo e alcoolismo, pois estão associados à perda de massa óssea.

As fraturas do quadril costumam ocorrer na região do colo do fêmur, porém, há outros pontos do osso que também podem partir.

O tipo de cirurgia será determinado pelo local da fratura, pela presença ou não de desvio ósseo e pelo nível de atividade do paciente. Nas cirurgias pode-se usar parafusos, placas ou prótese de quadril, mais comum no caso de idosos. O retardo em realizar o procedimento pode aumentar o risco de complicações clínicas ou locais como a morte da cabeça femoral.