Artroplastia do quadril – Tipos de próteses

Tipos de próteses

A Artroplastia de Quadril consiste na substituição cirúrgica da articulação lesionada por uma prótese confeccionada de materiais artificiais (metal, cerâmica, titânio, polietileno).
Existem vários tipos ou modelos de próteses. Assim, determinado tipo de prótese é escolhido levando-se em conta a doença que acomete o quadril, a idade e as atividades de vida diária do paciente e, claro, a experiência e preferência individual do cirurgião. Assim, você perceberá que alguns pacientes possuem um tipo de prótese diferente da sua, o que implica em algumas diferenças na fisioterapia após a cirurgia, como por exemplo, o tempo de uso de muletas ou andador. No entanto, como será visto mais na frente, muitos cuidados na fisioterapia são comuns a todos os pacientes independentemente do tipo de prótese.

Prótese total de quadril cimentada

Neste tipo de artroplastia é utilizado cimento ósseo ortopédico (polimetilmetacrilato) para fixação dos componentes acetabular e femoral. O acetábulo é confeccionado com polietileno de alta densidade (tipo de plástico muito resistente) e a cabeça do fêmur por um componente de metal. Normalmente esse tipo de prótese é utilizada em pacientes com idade mais avançada. Os componentes cimentados da prótese podem suportar o peso corporal imediatamente após a cirurgia.

Prótese total de quadril não-cimentada

Os componentes da prótese são fixados diretamente na superfície óssea sem a utilização de cimento ortopédico, por meio de parafusos, impacção, roscas ou expansão. Os implantes não-cimentados são mais bem adaptados para pacientes mais jovens e mais ativos e para revisões (troca de próteses) mais complicadas

Prótese total de quadril híbrida

Consiste na combinação da prótese cimentada com a não-cimentada. Mais comumente utiliza-se acetábulo não-cimentado com a haste femoral cimentada.