Artroscopia do quadril: artroscopia se refere a uma técnica cirúrgica, é um meio de se realizar um tratamento. Permite a realização de diferentes procedimentos na articulação ou próximo a ela.
É uma técnica cirúrgica na qual o ortopedista realiza o procedimento por meio de pequenas incisões na pele, visualizando seus instrumentos em uma televisão. Esta técnica minimamente invasiva pode ser realizada em diversas articulações do corpo, dentre elas o quadril.
A articulação do quadril realiza movimentos em todos os planos e eixos. Através dela, podemos caminhar, correr, sentar, levantar, entre outros. Os problemas nessa região costumam causar grandes transtornos e perdas na qualidade de vida.
Algumas vezes, mesmo em pacientes jovens, há um dano irreparável nesta cartilagem. Hoje, contudo, é possível reconstruir esta cartilagem, com uso de enxerto. A técnica é realizada a partir da retirada de um pequeno pedaço de tendão de outra parte do corpo do paciente, como a fáscia lata, que fica na face lateral da coxa. Com esse material, é possível reconstruir o labrum, preservando a anatomia do quadril do paciente.
Para um procedimento como este, o médico ortopedista além da vasta experiência profissional, que permite a realização de procedimentos complexos de forma minimamente invasiva, tem a preocupação com a segurança e recuperação dos pacientes que começa ainda antes da realização da cirurgia de quadril.
Para o diagnóstico, além da história clínica de dor progressiva, o paciente também apresenta limitação de movimentação do quadril, bloqueio articular, crepitação (estalido) e claudicação (dificuldade para caminhar).
Antes de realizar a cirurgia, o paciente deve realizar exames (laboratório, eletrocardiograma, radiografias) todos requisitados pelo médico ortopedista.